Dharma5 Blog

Uma Lista de Tarefas Infalível Para Deixares os Teus Filhos Felizes na Escola

Deixar os filhos na escola de manhã nem sempre é tarefa fácil. Mais difícil ainda é que cheguemos todos bem dispostos à porta da escola todos os dias. Mas isto não quer dizer que tenha de ser assim para sempre. Pode até ser bastante divertido se quisermos.

Afinal de contas, ao chegarem à escola de forma tranquila e divertida, a probabilidade de todos terem um dia fantástico é enorme, e quando fores buscar os teus filhos à escola, tens mais garantias de que eles vão estar sorridentes e felizes.

Aqui tens algumas dicas para trazeres diversão às tuas manhãs, mesmo que as agendas estejam a prometer estragar tudo:

1. Ajuda-os a preparar as mochilas e verifica se fizeram os trabalhos de casa

Ajuda os teus filhos a arrumarem as mochilas e a verificar os trabalhos de casa. Opta por fazer isto na noite anterior para não atrapalhar a manhã. Isto vai dar-te tempo suficiente para te certificares de que eles têm tudo o que precisam para o dia seguinte na escola.

Dependendo da idade, podes rever os trabalhos de casa e perguntar que trabalhos terá nos próximos dias. É uma forma de “monitorizares” o teu filho e de evitares atritos de última hora, ou porque não trouxe os materiais que precisava ou porque se esqueceu de fazer os trabalhos de casa.

2. Faz com que se tornem responsáveis pela sua roupa

Antes de dormir, deixa que os teus filhos escolham o outfitpara o dia seguinte. Deixá-los escolher as suas próprias roupas, penteados e sapatos faz com que a ida para a cama se torne um pouco mais divertida e desperta algo importante e interessante neles: planear o dia de amanhã.

3. Faz um pequeno almoço bem rico

Começa o dia com uma boa injeção de energia. É importante introduzir bons hábitos desde muito cedo. Dar-lhe um bom pequeno almoço, muito rico nutricionalmente, vai mantê-los ativos todo o dia. E a ti também.

4. Levanta-te cedo

Começa o teu dia cedo mais cedo. Nós sabemos que pode ser bastante desafiante acordar as crianças cedo, mas é melhor acordá-las tranquilamente mais cedo do que deixá-las dormir mais 10 minutos e ter uma manhã frenética graças a isso.

Introduz um elemento gentil à sua rotina de despertar, como cantarem juntos, ler um livro, ouvir uma música que ele goste ou um apenas darem um grande abraço. Eles vão adorar acordar mais cedo e vão todos poder preparar-se para a escola com muito mais calma.

5. Conecta-te com os teus filhos

Antes da correria começar, experimenta ter um minuto consciente com os teus filhos. Mesmo que sejam apenas 20 segundos. Olha-o, pergunta-lhe como se sente, dá-lhe um forte abraço. Será verdadeiramente benéfico para ambos.

6. Mantém a rotina

É importante que a rotina se mantenha igual todos os dias. Acordar, lavar os dentes, vestir, verificar a mochila, tomar o pequeno-almoço, etc. Claro que é bom variar o pequeno almoço, a roupa e até os momentos mindful e de conexão. Mas seguir a mesma fórmula todos os dias vai ajudá-los a experimentar os efeitos positivos e calmantes de um ritual matinal.

7. Mantém uma checklistjunto à porta

A ideia é que possas facilmente adicionar ou apagar, por isso talvez um quadro de lousa seja a melhor opção. Este quadro vai ajudar-te a lembrar o básico como a lancheira, guarda-chuva ou a adicionar lembretes mais inesperados. Incentiva as crianças a usá-lo também na noite anterior.

8. Dá a cada pessoa uma tarefa para antes de saírem de casa

Alguns exemplos incluem desligar as luzes, ligar a máquina de lavar louça e verificar se o fogão está desligado. Pergunta: “Todos fizeram o trabalho de casa?” antes de sair. Deixar que as crianças facilitem sua “lista mental” também faz com que elas se sintam especiais e importantes. Podes reatribuir tarefas a cada semana ou mês, dependendo de quantos filhos tens ou do que teus filhos gostam de fazer.

9. Verifica como está a meteorologia

Verifique o tempo lá fora (mais do que uma vez), enquanto comem o pequeno almoço e não quando já todos estiverem no carro. Isto vai evitar alterações de última hora e sem dúvida que vai poupar a tua sanidade mental também. 

10. Lembra os teus filhos de uma coisa importante: divertirem-se

Este é o ponto mais importante de todos e que muitas vezes é esquecido. Antes dos  teus pequenos chegarem à porta da escola, diz-lhe para se divertirem e pergunta-lhes por algo que os esteja a deixar entusiasmados naquele preciso momento. Isso vai, sutilmente, mudar as suas mente formatadas para “modo de escola” e dar-te algo para perguntar mais tarde.

Bom regresso às aulas!