Dharma5 Blog

Uma história verdadeiramente incrível de Como a orientação certa nos permite alcançar os nossos objetivos no máximo do nosso potencial

A semana passada, recebi uma mensagem extraordinária de uma aluna da Dharma5 Academy que já conhecia  o nosso autor e coach, Alessandro Marques. O seu nome é Fabiane.

Disse-me que quando viu uma fotografia de Alessandro a passar na nossa página de Facebook ficou super entusiasmada e decidiu escrever-me imediatamente. Também ela tinha tido aluna de Alessandro há cerca de 5 anos e quis partilhar comigo esse momento transformador da sua vida.

O que ela me contou foi surpreendente. Até mesmo para mim!

Aqui está a lição que ela partilhou comigo.

Quando eu e o meu marido mudámos de cidade eu fiquei um pouco assustada. As mudanças são sempre desconcertantes e como tivemos de nos mudar para Brasília tão rápido eu acabei por ter de deixar a minha carreira para trás.

Apesar de formada em Comunicação Social e Publicidade e já com experiência de mais de 12 anos na área, percebi logo cedo que em Brasília – a minha nova casa – não tinha grandes oportunidades de evoluir na minha carreira e de encontrar algo que há muito eu desejava: uma vida tranquila e desafogada. 

Foi aí que decidi testar a minha sorte e apostei todas as fichas que tinha para me preparar para concorrer ao Concurso Público. Um concurso muito disputado no Brasil, onde mais de 16 mil pessoas concorrem a somente 200 vagas. 

Esta era a oportunidade que eu tinha de alcançar a vida que sonhava há tanto tempo.

Comecei a estudar para o concurso e foi aí que me caiu a ficha.

Eu já não estudava há 14 anos, não tinha qualquer método ou mesmo paciência para absorver novos conhecimentos (e que conhecimentos! Matérias que nunca tinha ouvido falar!). Sentia-me verdadeiramente perdida. Era tudo novo para mim. Novo e assustador.

Houve um dia em que deitei todos os livros que estavam em cima da minha secretária para o  chão e disse a mim mesma que ía desistir: “Chega! Eu não consigo!”

As dúvidas cercavam-me como bolas saltitonas. Milhares delas! “Será que eu preciso mesmo disto?”, Será que isto é para mim?”, “Já trabalho há 14 anos. Será que preciso mesmo passar por tudo isto?”, “Será que sou capaz?”

Não foi nada fácil passar por tudo isto. Sentia-me perdida. Tive de estudar matérias que desconhecia por completo, e até a matéria de português parecia absolutamente estranha e diferente do que estava habituada.

E sempre que abria os livros e lia uma, duas, três vezes a mesma página para conseguir assimilar as ideias que o autor me queria transmitir, as bolas saltitonas lá faziam questão de aparecer carregada de dúvidas, ansiedade e de medo, muito medo de não conseguir, medo de fracassar, de estar a perder tempo.

Mas pior mesmo foi quando eu comecei a duvidar de mim mesma. Foi aí que vi a escuridão do fundo do poço. No final de cada nova prova, chegava a casa de rastos, com as lágrimas a lavarem-me o rosto e sempre com a mesma questão: “Será que eu vou conseguir levar isto até ao fim?”

O meu marido respondia sempre da mesma doce forma: “Claro que sim!” Ele e a minha família pareciam acreditar mais em mim que eu mesma. E essas injeções de motivação e positividade constantes foram fundamentais para eu pegar na corda, subir o poço e pedir ajuda.

Foi aí que encontrei Alessandro e transformei o meu pequeno, mas demolidor objetivo, num grande e sólido projeto de vida! 

Percebi que não havia nada de errado comigo e que apenas me estava a faltar compreender algumas coisas essenciais para dar o salto, como traçar um plano e definir o meu objetivo, o meu foco. 

Entendi que para conseguir aprender e chegar aos meus objetivos, eu precisava construir uma base sólida que me permitisse ter maturidade para assimilar novos conhecimentos no máximo do meu potencial.

O acompanhamento de Alessandro ajudou-me muito a abrir a minha visão e a avistar a meta que queria cortar. Foi muito importante para mim também pois consegui diminuir drasticamente a minha ansiedade e ganhei novas e poderosas ferramentas de controlo emocional, importantes para me manter focada no meu objetivo sem nunca desistir e sem aqueles pensamentos negativos a pairar sobre a minha cabeça.

“Paciência, dedicação e persistência, essas são as três palavras e atitudes que qualquer pessoa deve colocar na sua mente.”

Agora sim, sentia que estava prestes a alcançar o meu objetivo e de viver o meu sonho!

Com apenas 1 ano de orientação, passei no Concurso Público para Técnica do Supremo Tribunal Federal. Mas não me fiquei por aqui.

No ano seguinte passei no 2º Concurso, para Analista da Agência Espacial Brasileira. E nos anos seguintes passei em mais 3. Absolutamente incrível, não é? Nem eu mesma queria acreditar! Afinal, eu era mesmo capaz de muito mais do que eu achava quando comecei a estudar as primeiras matérias.

O Coach Alessandro não só me orientou tecnicamente como me ajudou a encontrar algo que eu considero essencial para que sejamos capazes de alcançar qualquer que seja o objetivo nas nossas vidas, seja profissional ou pessoal: autoconfiança.

Acreditar em mim mesma e no meu potencial ajudou-me a construir os alicerces que me faltavam. Deu-me a maturidade que eu precisava. E quando ganhamos essa estrutura sólida e a aliamos a empenho consistente e muita vontade de chegar ao nosso objetivo, começamos a colher frutos atrás de frutos, mesmo de sítios que não esperávamos