Dharma5 Blog

Porque o Feng Shui não é placebo?

Quantas vezes chegas a um lugar e te sentes confortável ou pelo contrário, desconfortável?

Podes não conseguir ver ou explicar mas sentes a energia, e intuitivamente sabes que é harmoniosa ou desarmoniosa.

Não há dúvida que há muito mais para além daquilo que os nossos olhos vêm…

…e a influência que os ambientes têm sobre nós é inegável.

As ondas cerebrais

O nosso cérebro funciona como um computador. Processa e armazena informação, recupera e repassa essa mesma informação de modo a que possamos resolver problemas e tomar decisões.

Mas ao contrário de um computador, o cérebro gera e funciona com electricidade que não permanece sempre na mesma frequência. Por vezes vibra numa frequência muito rápida, outras vezes muito lenta.

A ciência dividiu essas frequências cerebrais em quatro segmentos diferentes.

  • Beta – estado de alerta e vigília, propenso ao caos e dispersão mental.
  • Alfa – estado de relaxamento e meditativo.
  • Theta – meditação profunda e conexão com o inconsciente.
  • Delta – sono profundo e sem sonhos.

A mágica onda Alfa

Estudos mostram que o cérebro funciona melhor quando actua a partir de ondas alfa e menos a partir de ondas beta. Nesse estado de onda Alfa, consegue-se uma melhor performance em quase todas as áreas da vida.

Em estado Alfa, os seres humanos têm performances quase sobrenaturais.

Chamado de estado de auto-hipnose, consciência expandida, atenção plena, estado meditativo, entre outras, o estado mental Alfa é sinal de actividade descontraída no cérebro.

7 Benefícios de aumentar as ondas cerebrais Alfa

Maior relaxamento do corpo e mente – o processo mental do cérebro desacelera e os pensamentos negativos e causadores de dúvida e ansiedade desaparecem. A mente torna-se mais calma e clara.

Aumento da criatividade – as ondas alfa estão presentes com maior frequência em artistas, músicos e criativos.

Aumento da capacidade de aprendizagem – em estado de onda Alfa o cérebro tem mais capacidade de reter e recordar informação.

Aumento da capacidade de resolução de problemas – a mente está mais calma e capaz de ver com clareza, por isso capaz de chegar a melhores respostas e soluções.

Diminuição da depressão – durante os estados de onda Alfa há aumento da produção do neurotransmissor Serotonia, responsável pelo humor, pensamento positivo e bem-estar.

Melhoria do Sistema Imunitário – o stress crónico tem um grande impacto negativo no sistema imunitário. O estado mental Alfa ajuda a criar estados de bem-estar e relaxamento que vão ter um impacto positivo no sistema imunitário.

Alta performance – vários estudos comprovam que a diminuição das ondas Beta e o aumento das ondas Alfa aumentam a boa performance. Neste estado mental atletas quebram recordes, actores comovem audiências, cientistas fazem descobertas incríveis e homens de negócios tomam decisões que fazem os seus negócios crescerem exponencialmente.

O Feng Shui e as ondas cerebrais

Numa experiência feita com máquina EEG (gráfico de medição das ondas cerebrais) comprovou-se que um espaço com bom Feng Shui ajuda o cérebro a produzir mais ondas Alfa.

Através das medições feitas em sujeitos que não estavam conscientes do propósito da experiência, observou-se que quando os sujeitos estavam num quarto com mau Feng Shui as ondas Beta subiam. Por outro lado, quando estavam num quarto com bom Feng Shui as ondas Beta desapareciam rapidamente, começando o cérebro a produzir ondas alfa automaticamente e sem esforço por parte do sujeito.

Através desta experiência ficou provado que um ambiente com bom Feng Shui faz com que o cérebro comece a funcionar a altos níveis, num estado mental Alfa, e que o Feng Shui não é placebo!

E tu? O que já fizeste para melhorar a tua performance e viver com mais paz e tranquilidade interior?

E tu? Já experimentaste usar o feng shui na tua vida? Como foi a tua experiência?

Faz Simples Mudanças Na Tua Casa e Desbloqueia Mais 33% de Sucesso Nos Teus Relacionamentos, Carreira, Saúde e Dinheiro.

Garante já o teu lugar nesta aula online com a Suzana Mendes.


Raquel Matos

Raquel Matos