Dharma5 Blog

Parei de Reclamar Durante 2 Semanas. Descobre o que Mudou na Minha Vida!

É fácil ficar presa a maus hábitos, especialmente quando nem damos conta que os temos.

Reclamar, infelizmente, é uma dessas ações que pode estar tão facilmente enraizada nas nossas vidas que nem percebemos que incorporamos essa negatividade na nossa rotina diária.

Se estás envolvido neste pensamento habitual e negativo, podes estar a vocalizar isso mais do que estás consciente (e mais do que aqueles que te rodeiam querem ouvir).

Não te preocupes. Toda a gente adota maus hábitos, ocasionalmente, mas quando percebemos as nossas falhas, a nossa responsabilidade é tentar corrigi-las, substituindo-as por algo melhor.

  1. Começa por mudar a tua perspectiva

Como é que fazes isso? Agradece mais em vez de reclamares.

Quando te encontras a falar negativamente sobre algo, tira 30 segundos para pensar no naquilo que te faz sentir grato. Tens uma família ou amigos maravilhosos? Sentes-te seguro? Tens um animal de estimação que amas? Recebeste uma educação?

Toda a gente tem algo para agradecer, e não deve demorar muito para reconheceres isso. Às vezes, o nosso foco simplesmente é desviado para o que está a acontecer de errado na nossa vida, em vez do que está a acontecer de bom na nossa realidade. Dessa maneira, ganhar alguma perspectiva positiva é o primeiro passo para ter mais felicidade.

Se parares de pensar ou falar constantemente em coisas negativas, vais ver que ficas com tempo para preencher com coisas que realmente gostas.

  1. Concentra-te no positivo

Agora já estás no segundo passo e sentes-te mais positivo. Concentra-te naquilo que a mente gosta, criando tópicos mais positivos para pensar e falar, minimizando – e lembra-te que já conseguiste no primeiro passo- as tuas reclamações. É incrível como isso acontece com facilidade.

Quando és mais positivo, outras pessoas positivas vão naturalmente gravitar na tua direção. E vais afastar-te das pessoas que te puxam para baixo.

Estás socialmente mais aberto e sintonizado para aproveitar o teu tempo com os outros. Este estado mental positivo manifesta-se em muitas áreas de tua vida, e tu, naturalmente, tornas-te mais acessível para os outros.

Visualiza uma vida mais feliz, filtrando o teu tempo, pensamentos e conversas através de uma lente de cor rosa. Isso ajuda a idealizar a vida que sempre desejaste antes de prosseguir, o que faz com que pareça mais realista e alcançável.

Quando o teu foco já está lá, torna-se mais fácil percorrer a estrada dos teus sonhos – tornando-os na tua realidade.

  1. Compreende que o que te está a acontecer internamente provavelmente é projetado para o exterior

O que quero dizer com isso? Se preencheres a tua vida com positividade, então é provável que também emanes positividade. Por outro lado, se estiveres cercado apenas por eventos negativos, pensamentos ou amigos, então é provável que estejas a dar vibrações negativas. Não te esqueças, no entanto,  que toda a gente passa por fases.

Preenche o teu tempo com atividades que farão mudanças positivas em ti.

Aprende algo novo a partir da leitura. Assiste a um filme agradável. Relaxa e ouve a tua música preferida. Toca um instrumento. Aprende um novo idioma. Corre de pés descalços.

Introduz alguma produtividade divertida na tua vida, de modo a que não fiques preso numa rotina de Netflix, sem pensar sequer no que estás a assistir. Embora isso possa ser divertido a curto prazo, não contribui positivamente para a tua vida a longo prazo. Pensa sobre o que estás a receber como resultado do que estás a fazer.

O que aconteceu quando parei de reclamar

Depois de praticar esse conselho durante duas semanas, passei a sorrir mais. Senti-me mais leve e feliz, como se um enorme peso tivesse sido tirado dos meus ombros.

Com a minha alegria recém-descoberta, percebi que estava também mais focada.

Passei a ser mais produtiva. Senti a minha energia renovada e encontrei a disposição que eu queria usar para enfrentar algumas tarefas que eu estava constantemente a adiar.

Sentir-me mais positiva levou-me a resultados positivos e mais organização dentro da minha vida, aliviando assim outros fatores externos de stress. Os resultados surgiram em cadeia, como uma bola de neve – uma mudança positiva levou a outra e depois a outra, e pareceu acrescentar felicidade imensurável à minha vida.

Pensamos que praticar essas novas habilidades levam muito tempo, mas é exatamente o contrário. De repente, eu parecia ter mais tempo para fazer tudo, porque não estava a desperdiçar nenhuma energia sobre a negatividade da vida.

Tornei-me numa pessoa mais feliz e saudável que renovou a sua alegria na existência.

O truque é tentares-te lembrar de todos os motivos que te fazem agradecer e ser uma pessoa grata, e o resto simplesmente acontece naturalmente. 😊