Dharma5 Blog

Um dos Motivos Porque Podes Sentir Falta de Energia o Tempo Todo

São 7 da tarde, chegas a casa completamente de rastos e em vez de tratar da criançada e do jantar, só te apetece enfiar na cama e ver séries. Muitos de nós aceitamos que este cansaço é normal, que tem a ver com as horas no trabalho, ou até que é parte da vida e do envelhecimento. 

Outro dia no bar do local onde trabalho vi uma amiga ao longe sentada numa mesa, estava pálida, com olheiras e notava-se que tinha colocado um pouco de base para disfarçar. Ao sentar-me perto dela, perguntei-lhe o que se passava e ela respondeu-me:

Cansada pá, estou a ficar velha, isto já não é como era dantes. Essa minha amiga tem 32 anos e quando me disse isso imediatamente me lembrei do meu mestre de yoga, com cerca de 60 e com uma vitalidade incrivel.

Não, não é verdade nem normal que aos 32 anos comecemos a sentir que estamos a ficar velhos e que cheguemos a casa dia após dia com vontade de saltarmos para a cama e nos embrulharmos nos lençóis.

Se te identificas com o que que escrevi a cima, é importante saberes que muitos dos sintomas que sentes diariamente podem ter a ver com o excesso de toxicidade a que o teu corpo é exposto diariamente.

A boa notícia é que esses tóxicos que com o tempo foram-se acumulando no teu corpo podem começar a ser eliminados com um “reset” ao teu corpo.

large.jpg

Principalmente se sentes estes sinais…

    • Tens constantemente aquelas dores de cabeça irritantes e insuportáveis que nunca passam e que atormentam diariamente (e que tu até já aceitas que fazem parte de ti)
    • Todas as dores acompanhadas de inchaço, mau humor e vontade de comer gulodices uns dias antes daquela fase do mês (que te deprimem a ti e a todas as pessoas à tua volta)
    • Ao acordares todos os dias de manhã com dores e sentes o corpo pouco flexível
    • Aparecerem-te equizemas  (inflamações no corpo) sem qualquer explicação e que tentas disfarçar (isto não estava lá ontem, porque raio decidiu aparecer sem ser convidado?)

Embora aparentemente contra-intuitivas, estas questões e outras são altamente influenciadas pela toxicidade que vais ingerindo e ao qual estás diariamente exposto, que gera desequilíbrios intestinais que podem afetar todo o teu sistema!

Porque já passei por isto – e sei por experiência própria que estas questões de microbioma nunca devem ser ignoradas – deixo-te aqui alguns sinais que o teu corpo te dá. Como que a pedir-te urgentemente por um reset:

  1. Cansaço contínuo
  2. Pouca clareza mental, esqueces-te facilmente do que ias a dizer e tens dificuldades de concentração
  3. Enxaquecas
  4. Quando a tua pele está desgastada (e aparecem olheiras e acne)
  5. Aparecem dores no corpo que não fazem sentido
  6. Obstipação, intestino preso
  7. O teu Síndrome Pré-menstrual está fora de controlo
  8. Estás viciado em certos alimentos (como café, queijo ou chocolate)
  9. Irritas-te facilmente e estás sempre com pouca energia e motivação
  10. As constipações perseguem-te

Se acenaste com a cabeça em vários destes pontos, é importante que comeces a entender que os sintomas que o teu corpo te dá, são sinais de que há algo que não está bem, e que o teu corpo está intoxicado. E que em vez de tentar resolver o sintoma, está na hora de ires à causa e perceber como resolver o verdadeiro problema.

Conhecer o teu corpo e a sua individualidade, compreenderes o que está a causar toxicidade, fazer um reset e desenvolver um estilo de vida que sustente a tua energia e vitalidade, esse é o caminho! 

Agora que leste o artigo, partilha livremente com alguém que conheças que também sente diariamente falta de energia 😉