Dharma5 Blog

Descobre os Teus Talentos Pessoais e Encontra o Teu Trabalho de Sonho

“Escolhe um emprego que amas e nunca terás que trabalhar um dia na tua vida.” Confúcio


A frase é bonita porém, encontrar os nossos talentos naturais é, para muitos, bem difícil de fazer.

No meu caso, levei décadas para descobrir o que me faria sentir que não trabalharia nem mais um dia na vida.

Então sim, reconhecer quais eram os meus talentos foi algo extremamente difícil.

Principalmente porque desde pequeno as minhas avaliações escolares vinham acompanhadas de reuniões sobre o meu aproveitamento em relação ao imenso potencial desaproveitado… isto era dito ao mesmo tempo que abanavam a cabeça e encolhiam os ombros.

Hoje percebo que a ainda atual estrutura escolar e o meu potencial não fazem um bom casamento, mas a verdade é que isso me causou bastante insegurança, acabando por fazer trabalhos que não gostava, apenas por dinheiro e onde era infeliz.

É óbvio que o trabalho é um tema forte, ele ocupa grande parte do nosso dia, e é através dele que ganhamos o nosso dinheiro e a nossa independência financeira, e com ela “a segurança e vida que desejamos”.

O que poucas vezes nos dizem é que essa vida raramente aparece se não conseguimos expressar o nosso potencial.

Se estas a ler isto agora, provavelmente, estás a dizer que sim, mas como vou viver do meu potencial ao mesmo tempo que  “tenho que ganhar a vida”, “eu tenho de pagar as contas”, “eu tenho que sustentar a minha família”?

Sim… tudo isso é verdade… todos nós reconhecemos a necessidade fundamental de sobreviver, mas o ponto que podes estar a ignorar é até quando vais aguentar assim ou, se me permites a pergunta, se é suposto aguentares isso?

Até porque hoje onde o mundo é extremamente veloz. O conhecimento que ontem era extremamente valioso torna-se obsoleto em pouco anos (às vezes meses) e o que cada vez mais pessoas e empresas têm descoberto é:

Se não tens um trabalho alinhado com os teus talentos e a expressar o teu potencial raramente, consegues ter a energia suficiente para acompanhar esse ritmo.

Cais no ciclo da desmotivação no trabalho e que rapidamente resvala para uma enorme falta de vontade para a ação em termos pessoais!

Deixas de olhar para ti, deixas de ter paciência para as crianças, companheira ou companheiro, e tudo te causa stress! Ficas com aquele sentimento de ver a vida passar, pelo menos eu fiquei.

Mas então, como encontrar o emprego certo para nós e qual é a diferença entre aqueles que encontram o trabalho dos seus sonhos e todos os outros?

Usando o meu exemplo e dos nossos alunos da Dharma5 que conseguiram “inventar” um trabalho de sucesso, que lhes permite ter um estilo de vida que os preenche, parece existir um padrão, tipo que um caminho concreto comum.

Em baixo, partilho contigo 3 pontos em comum.

1 – Têm consciência clara das suas capacidades e talentos

Sem entrar num discurso demasiado complexo ou espiritual, na prática existe uma clara capacidade daquilo que és excelente a fazer e onde apesar de teres trabalho, parece não existir esforço.

Facilmente consegues identificar os desafios e oportunidades e lidar rapidamente com os mesmos, e que exceço de desconforto e a dor significa que aquilo que estás a fazer tem uma enorme possibilidade de não está alinhado com a tua missão aqui neste planeta.

2 – São intensos e extremamente apaixonados pelo que fazem.

Passa algum tempo com alguém que está a viver dos seus talentos e rapidamente reparas nisso.

Junta-te a uma equipa de várias pessoas a trabalhar alinhados com os seus talenstos e 2 coisas vão acontecer.

Ou ficas numa espiral de motivação e passas os melhores tempos da tua vida ou a intensidade é em demasia e vai ser demasiado intenso enfrentares os desafios a que eles se proprõem a resolver.

3 – Têm um caminho de Realização Pessoal que normalmente resulta numa vida abundante.

Têm uma visão maior sobre porque fazem aquilo que fazem e o que os torna realizados/as e isso permite que tomem decisões arriscadas, vivam entusiasmados e isso se reflicta na sua abundancia (dinheiro incluido).

Mesmo quando tudo parece complexo têm uma mentalidade de solução e conseguem ir além e encontrar “uma resposta maior” sobre porque de certos desafios aparecerem na sua vida.

E tu? Atreves-te a encontrar os teus talentos e viveres uma vida extraordinária?


João Machado

João Machado