Dharma5 Blog

Como Podes Descobrir o teu Propósito de Vida

Por ter desistido do meu trabalho das 9h às 18h onde estava há mais de 10 anos para seguir o meu sonho de ser Coach, sou constantemente bombardeada com a mesma pergunta: como é que sabias qual era o teu propósito de vida?

Como aconteceu? Eu explico: Há 3 anos eu era Gestora de Produto numa multinacional na cidade de Lisboa. Em menos de 1 ano, passei por um divórcio doloroso, uma cirurgia ao coração e um acidente de carro que quase me tirou a vida.

Foi nessa altura que eu comecei a sentir uma grande necessidade de procurar por respostas e tive a minha primeira sessão com um curador espiritual que transformou por completo a minha vida. Os meus problemas de saúde desapareceram e o nevoeiro de indecisões que pairava sobre a minha vida há tantos anos dissipou-se.

Obtive finalmente clareza sobre decisões importantes que tinha de tomar, como o propósito da minha vida e a minha verdadeira alma gémea.

Esta sessão foi tão poderosa que eu tive necessidade imediata de fazer mais pela minha vida e pelos meus sonhos. Foi assim que decidi atravessar o oceano e aprender com os melhores Coaches do mundo.

Ali descobri que tinha um dom natural que tinha vindo a reprimir toda a minha vida. O dom de ouvir, compreender e de forma inata, ajudar as pessoas a transformarem as suas próprias vidas.

Aprendi também que a minha missão era essa, ajudar pessoas a encontrarem o seu caminho, criando um estilo de vida saudável à medida que contribuem para o mundo com os seus talentos.

No momento em que eu descobri este chamamento para ir de encontro à minha missão e propósito de vida, a dor de não ir de encontro a ele e de não o cumprir foi tão profunda e dolorosa que não fui capaz de esperar mais e de permanecer no meu antigo emprego.

Como é que eu poderia continuar a ser Gestora de Produtos naquela empresa quando a minha verdadeira paixão estava à minha espera mesmo à porta? Não podia! Não cumprir com o meu propósito seria como estar a enforcar os meus próprios sonhos, um a um.

O que é mais enriquecedor é que quanto mais eu partilho a minha história, mais pessoas descubro com os mesmos desafios que eu. Pessoas cheias de sonhos e talentos por revelar e que vivem absorvidas pela rotina diária que muitas vezes nem se lembram de ter escolhido.

E lá no fundo, todas elas sentem que têm algo especial dentro delas que poderiam usar para fazer alguma diferença no mundo. 

Tu estás aqui por alguma razão, sabias? Deus, o Universo, seja lá o que for em que acreditas, eles colocaram-te aqui com um propósito. Provavelmente, já estás a sentir um desejo enorme de descobrir que propósito é esse e qual é a tua verdadeira missão. 

Pois bem, eu tenho algo importante para te dizer. Lê com atenção: Os teus talentos foram-te divinamente oferecidos e é teu dever colocá-los em prática.

Se não estás a viver alinhado/a com o teu propósito, estás a viver em sofrimento. Eu sei isso porque também já vivi nesse limbo sufocante e nada saudável. Mas se conseguires começar a caminhar lado a lado com o teu propósito, eu garanto-te que a vida se vai tornar verdadeiramente incrível à medida que tu tornas o mundo num lugar melhor para se viver.

Tenho conhecido também algumas pessoas que mostram algum medo em descobrir o seu propósito de vida. Na realidade, fazer esta descoberta traz também alguma responsabilidade. E se ao descobrir não fizerem nada depois? Isso sim, é assustador.

Está na hora de pegares nos teus talentos, um a um, e dos abraçares como as pedras preciosas que são, em vez de os esconderes ou fazeres de conta que não existem.

Aqui estão os primeiros passos para começares a aproximar-te da tua missão e propósito de sua vida:

1. Abre-te ao que te torna único/a

Ninguém é igual a ti e esse é sem dúvida um grande superpoder que tu tens. Ninguém tens as tuas habilidades e talentos e ninguém viveu aquilo que tu já viveste.

Faz uma lista das tuas qualidades e paixões. Se não conseguires fazê-la sozinho/a, pede ajuda a alguém próximo para te dizer 3 coisas que te tornam especial. Vais adorar este exercício e vais perceber que o que te move é também o que te torna único.

2. Reconecta-te com as tuas fantasias e jogos infantis

Fecha os olhos e pensa na tua infância. O que é que gostavas verdadeiramente de fazer? Eu adorava observar as pessoas e tentar adivinhar o que elas estavam a sentir. Mais tarde percebi que sempre tive essa habilidade, que adorava observar e tentar entender as pessoas à minha volta.

Volta a esses jogos e fantasias da tua infância e vais ver que encontrar pistas preciosas que te vão ajudar a encontrar o teu propósito.

3. O que fazias se não tivesses limites?

Pega numa folha e numa caneta. Pára um pouco e reflete nesta questão. O que é que fazias se não tivesses absolutamente nada a limitar-te? Faz isto pela manhã. Vais começar a ter uma direção clara em relação às tuas verdadeiras paixões, que são grandes dicas que te ajudarão a revelar o teu propósito.

4. Encontra padrões repetitivos

Depois de fazeres estes exercícios, procura padrões. Não ponhas de lado o que achas que poderia ser o teu propósito de vida só porque nunca te pagaram para o fazeres no passado. Lembra-te que tens o poder para mudar isso e mereces ser pago para fazeres o que amas.

5. Procura uma leitura de propósito de vida

Existem profissionais que te podem ajudar a encontrar o teu propósito de vida e que podem rápida e claramente fazer-te chegar à luz.

Está na hora de dares mais de ti e dos teus talentos exclusivos ao mundo e de ainda te sentires feliz por isso, não achas? Anda, avança. O mundo está à tua espera!