Dharma5 Blog

Como acabar com a procrastinação em 3 passos

Costumas chegar ao final da semana e percebes que ainda tens uma lista de tarefas que foram adiadas, vezes e vezes, sem conta?

Deixa-me, em primeiro lugar, deixar-te descansado porque existem muitas pessoas nesta situação.

Aliás a maioria das pessoas procrastina regularmente e este pode ser um vício difícil de quebrar. Procrastinar impede-te de conquistares o teu máximo potencial e alcançares o teu sucesso.

Assim, o segredo para controlar este hábito ineficiente é começar por perceberes quais são as motivações que te levam a fazê-lo e ser proativo para gerires o teu tempo de forma eficiente.

MAS AFINAL O QUE É PROCRASTINAÇÃO? 

Em poucas palavras, procrastinar é adiar aquilo que deverias estar a fazer agora, e em vez disso fazeres coisas que te parecem mais agradáveis e confortáveis.

Ver um episódio da tua série preferida que esperaste uma semana para ver, navegar horas e horas no teu mural de Facebook, ficar a conversa com os teus amigos.

Se estás farto de adiar o que é importante e queres ter mais tempo para ti e para a tua família, mas sobretudo se queres viver sem o stress de pensar no que “Ainda tens para fazer” aqui ficam alguns passos que podes tomar agora

3 PASSOS PARA ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO DEFINITIVAMENTE

1- Percebe que estás a mesmo a procrastinar.

Um dos passos importante no teu crescimento pessoal é reconheceres e entenderes os comportamentos ineficientes e resolvê-los. Ignorar e não aceitar esses comportamentos faz com que fiquem mais intensos, e se tornem parte da tua rotina e a longo prazo, parte de quem és.

Podes reconhecer que estás a procrastinar se:

  • Passas horas a ler emails, nas redes sociais, a ver televisão, ou quando tens tarefas importantes para fazer e continuas a deixá-las para segundo plano.
  • Ocupas parte do teu dia com tarefas pouco importantes.
  • Estás pronto para começar uma tarefa importante, mas de imediato  começas de fazer outra coisa. (tomar café, arrumar a tua mesa, ver se tens mensagens.)
  • Deixar tarefas pendentes dias e dias a fio, sabendo que são importantes.
  • Aceitar tarefas que não são urgentes, quando outras pessoas te pedem ajuda.
  • Ficar à espera do momento perfeito ou da inspiração para começar.

Depois de saberes que estás a procrastinar é importante saber qual é a razão para o fazeres.

2- Percebe o “Porquê” de estares a procrastinar.

O porquê de estares a adiar tarefas importantes pode depender tanto da tarefa em si, como da forma como te organizas. É importante perceberes qual dos dois está a influenciar a tua prestação em cada situação, para que possas escolher a melhor estratégia e conseguires ultrapassar a vontade de adiar.

Uma da razões mais comuns é sentires que as tarefas a cumprir são desagradáveis e tentas evitá-las. A verdade é que a maioria das tarefas dão trabalho, são complexas e precisam do nosso esforço.

Resolver as questões mais complexas em primeiro lugar é uma boa forma de lidar com elas e obter uma solução rápida, deixando as tarefas mais agradáveis para o resto do nosso tempo.

A segunda razão, é a falta de uma organização eficiente. As pessoas de sucesso são pessoas muito organizadas que conseguem gerir as suas tarefas afastando-se das tentações.

O que podes fazer:

  • cria listas de tarefas organizadas por ordem de prioridades, lembrando quais são as mais importantes e quando devem ser cumpridas.
  • estipula prazos. Nessas listas, também poderás encontrar quanto tempo cada tarefa irá demorar e a partir daí constroem a sua agenda, para que saibam sempre quando é que devem começar a trabalhar.
  • constrói subgrupos. Quando o teu tempo é organizado desta forma, podes recorrer a outro truque, que é dividir as tuas tarefas maiores (e mais desagradáveis) em pequenas tarefas.

Estes truques não só facilitam a forma como vês uma tarefa desafiante, mas também te motivam nas etapa da viagem, pois consegues terminar os teus projetos, um a um.

3- Cria estratégias para acabar com a procrastinação

Como te disse, a procrastinação é um hábito.Isto quer dizer que não o consegues alterar da noite para o dia, mas podes criar gradualmente novos padrões que tornem as tuas tarefas mais eficientes.

Quantas mais técnicas usares, maiores são as hipóteses de encontrares o teu sistema ideal. Para isso deixo-te aqui uma lista com várias técnicas que podes experimentar:

Técnicas para acabar com a procrastinação:

  • Define os prémios por cumprires a tarefa a tempo. Por exemplo, decide que se acabares uma tarefa importante antes do prazo, vais almoçar naquele restaurante que tanto gostas. Toma atenção à sensação de prazer que sentes quando acabas algo importante.
  • Pede a alguém que consulte o teu progresso. Ter alguém que sabe quando estamos a procrastinar diminui as chances de o fazermos… mas tem atenção, não escolhas alguém que seja também procrastinador 🙂
  • Faz uma lista de todas as más consequências de NÃO fazeres a tarefa à tempo.
  • Ataca as tarefas mais desafiantes em primeiro lugar. Quando tiveres menos energia terás mais prazer a fazer as tarefas simples.

Podes ainda recorrer a:

Se começas a procrastinar por falta de organização… aqui tens uma lista de como te organizares melhor:

  • Traz contigo um um caderno com as tuas tarefas por realizar. Assim irás evitar “esquecer-te” das tarefas mais chatas.
  • Cria um sistema de prioridades para as tuas tarefas, basta dois tópicos (Muito importante ou Pouco Importante).
  • Cria um sistema de urgência das tuas tarefas. (Urgente, pouco urgente)
  • Usa símbolos ou cores para identificar o tipo de tarefas consoante a importância/Urgência.
  • Agenda os teus projetos e cria planos de ação para saberes quando deves começar os projetos importantes.
  • Cria metas realistas para cumprir os teus objetivos e irá acabar com a procrastinação.
  • Foca-te numa tarefa de cada vez.

Depois destas dicas, quero lembrar-te que quanto mais tempo estiveres sem procrastinar, maiores são as hipóteses de quebrar este padrão de vez.

Gostou desse artigo? Acreditamos que também possa curtir: 5 Estratégias Poderosas Para Recuperares o Foco