Dharma5 Blog

As cores podem alterar o nosso humor. Escolhe as certas para a tua casa!

Muito mais do que embelezar um ambiente, as cores dos lugares que nos rodeiam ajudam-nos a estabelecer uma conexão com aquele lugar.

Porque o nosso cérebro faz associações com a maneira que essas cores se apresentam na natureza o que estimula em nós sentimentos e sensações, como a tranquilidade, a estabilidade, a o conforto ou a agitação.

Não é a toa que algumas marcas utilizam cores diferentes para seus logotipos e suas lojas. A rede social que tu usas tem um fundo azul e não é por acaso. Ou aquela cafeteria famosa, achas que os seus móveis são castanhos pelo simples acaso?

As cores podem alterar o nosso humor e um dos motivos é porque estão relacionadas aos 5 elementos dos Feng Shui, como podes ver aqui.

Mas existem alguns outros fatores muito importantes ao complementares o Feng Shui de tua casa com cores.

PRIMEIRO PENSA EM QUEM MAIS UTILIZA AQUELE AMBIENTE

Esta é a coisa mais importante a considerar antes de fazer escolhas das cores para o Feng Shui da tua casa. Usar cores como o vermelho ou o roxo para decorar o quarto inteiro de um bebé, por exemplo, é uma coisa que ninguém imaginaria. Isso acontece porque em vez de proporcionar uma noite de sono tranquila, essas cores irão fazer o extremo oposto.  

CORES CALMAS PERTENCEM AOS AMBIENTES DE DESCANSO 

Para onde tu vais na tua casa para descansar?

Provavelmente deves ter respondido quarto ou sala de estar. Nesses ambientes, é interessante usar tons calmantes, como azuis e verdes que nos ajudam a relaxar e facilitam o adormecer.  

USA CORES RELACIONADAS AO ELEMENTO FOGO QUANDO PRECISARES DE AÇÃO 

Cozinhas e salas de jantar são lugares onde nós costumamos juntar amigos e família, são como muitos dizem, o coração da casa. Por isso, podes usar cores como o vermelho, amarelo ou laranja nesses ambiente. Elas também podem ser muito úteis em corredores e se tiveres uma sala de ginástica em casa, porque são locais onde muita energia pode circular.

pexels-photo-844578.jpeg

Estes tons podem ficar exagerados se tu os usares num ambiente inteiro. Então aproveita os detalhes.

PENSA DUAS VEZES SOBRE O BRANCO

pexels-photo-545034.jpeg

Podemos pensar que a cor branca é muito neutra, mas para o Feng Shui não é bem assim. O branco pode transparecer muita seriedade. Se buscas um frescor relacionado aos tons claros, é possível utilizar um tom de branco mais escuro ou cinza muito claro em vez disso. A cor que normalmente chamamos de “gelo” é um cinza super suave que pode ser o tom certo de branco que tu procuras.

SE QUER TER UM QUARTO PRETO, O EQUILÍBRIO É A CHAVE

O preto não é uma cor indicada para um quarto ou cozinha segundo o Feng Shui porque é pesado. Mas se realmente queres utilizar esta cor, podes equilibrar isso com algo que traz uma sensação de leveza.

Pintar apenas uma parede de preto e usar estampas em preto e branco podem ser ótimas estratégias, além de utilizar lâmpadas brancas para suavizar o preto.

NÃO TE PREOCUPES SE AMAS CORES NEUTRAS

Ter um quarto totalmente neutro pode ser elegante, mas é necessário manter o teu Feng Shui nos detalhes.

Para isso, é só lembrar destas dicas:

    • Mistura texturas! Juta, com uma mesa de pedra e um tapete peludo, por exemplo podem ser uma ótima combinação.
    • Adiciona plantas, elas trazem renovação ao ambiente.
    • Utiliza detalhes metálicos.

SAIR DA TUA ZONA DE CONFORTO PODE SER ÓTIMO

Quando escolhes apenas cores familiares, acabas muitas vezes por reforçar os teus medos ou desafios.

Se não tens motivação e vives cercado apenas de cores calmantes, tranquilizantes e neutras, adicionar alguns detalhes em tons de vermelho e laranja pode melhorar a tua sensação de movimentação e entusiasmo.