Dharma5 Blog

8 Passos para Descobrires os teus Valores Pessoais e Encontrares mais Propósito na Tua vida

Todas as pessoas têm, quer tenham consciência quer não, um conjunto de valores pessoais. Os teus valores pessoais reflectem aquilo que na tua vida é realmente importante para ti.

Quando o teu estilo de vida e trabalho estão alinhados com os teus valores pessoais, sentes-te bem, satisfeito e contente. Mas quando não vives diariamente de forma alinhada com os teus valores, sentes-te insatisfeito e infeliz.

Viver de forma alinhada com os teus valores pessoais, é a formula certa para uma vida feliz e com propósito, pois eles informam-te sobre o que é realmente importante para ti, e o que defendes na vida. Eles são como uma representação da tua essência.

Valores Pessoais VS Valores Externos

Saber quais são os nossos valores pessoais requer verdadeiro autoconhecimento. Muitas pessoas idealizam quem são e assumem valores como seus, que nada têm a ver com quem eles são na sua essência.

É por isso que muitas pessoas vivem vidas perfeitas e depois sentem-se insatisfeitas ou infelizes com as suas escolhas e conquistas.

É o caso por exemplo do homem que se casou, tem filhos, mas apenas se foca no trabalho. Se este homem se questionasse e fosse bem honesto com ele próprio, talvez reconhecesse que ter uma relação ou uma família, não faz parte dos seus valores pessoais. O mais provável é ter-se casado porque lhe incotiram que esse era o caminho.

Outro exemplo é a mulher que estudou muito durante toda a vida para ser médica. Quando começa a trabalhar sente que a sua vida é só trabalho e que algo está errado. Quando explora sobre os seus valores pessoais, descobre que estar presente na vida dos filhos, ter tempo livre e viver no meio da natureza são muito mais importantes para si do que o trabalho como médica. Reconhece também que as motivações que a levaram a escolher essa profissão e caminho de vida, tinham vindo de fora, e não de dentro.

Os teus valores pessoais, refletem aquilo que é realmente importante para ti. Devem determinar as tuas acções e prioridades, no fundo servem para medires se a tua vida é vivida como desejas.

Valores Pessoais e Comportamentos

Os teus valores pessoais guiam os teus comportamentos, é o teu código pessoal de conduta. Quando honras consistentemente o teu código pessoal, experimentas bem-estar e autorealização. Quando não vives de acordo com os teus valores, és incongruente e é mais provável que caias em maus hábitos.

Por exemplo, uma pessoa que tem como valor pessoal a saúde e bem-estar, mais depressa consegue recusar doces que já sabe de antemão que lhe vão estragar a dieta.

Por outro lado uma pessoa que tem como valor o bem-estar e o conforto, mais facilmente irá dizer sim à comida para se auto-confortar, mesmo que esse comportamento lhe estrague a dieta.

Encontrares os teus valores pessoais pode ser um processo demorado, e requer muita honestidade pessoal, porque muitas vezes os nossos valores pessoais podem ser cotrários aos dos que nos rodeiam.

Partilho agora contigo 8 passos que que vão ajudar a iniciares o processo de ficares a conhecer os teus valores pessoais. Aconselho-te a iniciares este processo de mente bem aberta e sem julgamentos. 😉

Agarra o teu caderno e anota o máximo de respostas para cada pergunta (no minimo 5 respostas para cada uma).

8 Passos para descobrires os teus valores pessoais:

1 – Identifica os momentos em que foste mais feliz

Encontra exemplos na tua vida pessoal e profissional em que te sentiste feliz, entusiasmado, motivado.

O que estava a acontecer? O que estavas a fazer? Com quem estavas? Que aspectos contribuíram para a tua felicidade? Que valores estavas a honrar nesse momento?

2 – Identifica os valores suprimidos

Agora quero que vás na direcção oposta, e lembra-te de um momento em que ficaste frustrado, irritado ou chateado.

O que estava a acontecer? O que te estava a fazer senti o quê? Qual valor estava a ser suprimido e em falta?

3 – Com que tipo de objectos preenches o teu espaço pessoal e profissional?

Se reparares com atenção, aquelas coisas a que não dás verdadeira importância, vão facilmente parar ao lixo, ao sotão ou à arrecadação.

Talvez acredites que dás imenso valor à tua colecção de cristais, mas se ela está arrumada e não olhas para ela à anos, chances são de que não é assim tão importante para ti.

Aquelas coisas que são verdadeiramente importantes para ti, são aquelas que colocas à tua volta e que as vês, tocas ou usas diariamente. Como se mostra a tua vida através dos teus espaços? Olha à tua volta, em casa e no escritório, e observa.

Vês fotos de família? Troféus? Livros? Objectos bonitos ou mobília confortável para receber amigos ou lembranças de viagens que ja fizeste? Talvez uma grande Tv e um projector para entreter…

4 – Onde gastas o teu dinheiro?

As coisas aonde gastas o teu dinheiro, são as coisas a que dás mais valor. Por isso as tuas escolhas no que toca o teu dinheiro dão-te grande informação sobre o que é mais importane para ti.

Talvez gastes o teu dinheiro em roupas que expressem algo sobre ti, ou em livros, ou em viagens, ou comida…

5 – O que te inspira?

Que pessoas te inspiram e que valores elas personalizam? Quem ou o que te inspira neste momento? Quem ou o que te inspirou no passado? O que é comum às coisas e pessoas que te inspiram?

Descobrires os que te inspira revela o que tem mais valor para ti.

6 – Identifica as respostas que se repetem com mais frequência.

Agora chegou a hora de agrupar as tuas respostas.

Provavelmente deves ter nas tuas respostas ideias repetidas, ou então valores com temas relacionados. Por exemplo aprendizagem, crescimento e desenvolvimento estão todos relacionados uns com o outros e por isso podes agrupá-los numa mesma categoria.

7 – Determina os teus Valores Pessoais

Com base nas respostas que mais se repetem, cria uma lista com os 5 valores que são mais importantes para ti, e coloca-os em ordem de prioridade.

Algumas perguntas que te podem ajudar:

  • Quais valores são essenciais para a minha vida?
  • Quais valores me representam melhor?
  • Quais valores são essenciais para que eu me sinta bem e feliz?

Lembra-te que os teus valores pessoais são um reflexo de quem és, das tuas habilidades e virtudes.

8 – Dá vida aos teus valores pessoais

Agora que já conheces os teus valores pessoais, podes brincar com eles e criar verdadeiras declarações para a tua vida. Isso permite-te tonar o valor mais emocional e palpável.

Algumas ideias…

Usa palavras e vocabulário inspirador. Faz com que as tuas declarações de valor sejam ricas e significativas para ti, para que elas te inspirem a mantê-las.

Por exemplo, imagina que um dos teus valores é saúde, e que até te surgiu nas questões de pesquisa palavras como vitalidade e energia, uma ideia de declaração será: “Saúde: viver com vitalidade e energia completas todos os dias”.

Fazer declarações com os teus valores pessoais vai ajudar-te a mantê-los sempre presentes na tua mente e na tua vida.

Porque estamos sempre a evoluir e a crescer, recomendo-te refazeres o exercício de vez em quando para garantir que estás sempre alinhado com o que realmente importa para ti. 😉

Adorava saber quais são os teus valores pessoas 😉

Se gostaste deste artigo, não te esqueças de o partilhar!

Raquel Matos

Raquel Matos