Dharma5 Blog

6 Plantas que deves ter no teu quarto para dormires melhor

Longo dia de trabalho e chegas a casa completamente de rastos.

Preparas qualquer coisa para jantar, arrumas a cozinha e sentas-te um pouco no sofá, para relaxar e fazer o habitual zapping. Acabas por nem estar com atenção à televisão porque o sono apodera-se de ti.

É quando os olhos começam a pesar e o corpo a ficar mole que sabes que está na hora de ires para a cama. Finalmente chega um dos momentos mais esperados do dia: o merecido descanso.

Escolhes a posição mais confortável para entrares no mundo dos sonhos e esperas…esperas…e nada! Mudas de posição porque achas que está aí o problema. A almofada também tem de ser mais aconchegada…Começas a pensar em tudo e mais alguma coisa.

“Será que programei o despertador? Sim, está ligado.”

“Será que respondi aquele email hoje no trabalho?”

“Porquê que discuti com a Maria no 7º ano?”

Estás num diálogo interno, mexeste-te, pões uma perna de fora porque achas que pode ajudar a equilibrar a temperatura…mas nada! Não há meio do sono chegar…

E quando finalmente chega…..TRRRIIIIIIIM, o sol já está a espreitar pela tua janela, o teu despertador não pára de tocar, tens de te levantar para mais um dia de trabalho e parece que não descansaste nada.

Esta história é-te familiar?

E para piorar a situação ainda tens de encarar uma manhã terrível pela frente.

A noite anterior afeta a tua produtividade e desempenho no trabalho.  Uma noite mal dormida arruína completamente a tua energia e prejudica o teu humor. No geral, o sono está diretamente ligado à tua qualidade de vida.

Eu trago-te uma solução simples e natural que pode ajudar a melhorar a qualidade do teu sono: plantas. Isso mesmo, plantas.

As plantas tendem a espalhar uma vibração relaxante e purificadora. Elas trazem frescor e vitalidade ao espaço e também deixam os ambientes mais bonitos.

Encher a tua casa com plantas bonitas e vivas pode abrir caminho para um padrão de sono saudável. Estas plantas irão ajudar-te a dormir melhor devido aos seus efeitos calmantes.

Eis algumas plantas que deves ter no teu quarto:

  1. Lírio da Paz

lirio-da-paz.jpg

O lírio da paz é conhecido por ajudar a filtrar toxinas nocivas do ar, como benzeno, tricloroetileno e formaldeído. A planta não é apenas ótima pela sua beleza (que fica bem em qualquer decoração), mas também pode efetivamente aumentar a humidade do espaço até 5%.

E não fica por aqui: o lírio da paz pode aliviar a irritação causada pelo nariz seco e garganta que provoca aquela tosse irritante. Esta super planta suprime todos os micróbios aéreos que podem causar alergias. Por isso pode ser o complemento perfeito para o teu quarto.

  1. Jasmin

bauer-jasmin-363677_1280.jpg

Popularmente conhecida pela sua fragância cativante, esta planta exótica tem efeitos calmantes sobre o corpo e a mente. Os especialistas dizem que a presença de jasmim no quarto garante uma melhor qualidade de sono, pois reduz os níveis de ansiedade.

Uma melhor qualidade de sono provou aumentar a produtividade e o estado de alerta durante o dia. Por isso, ter esta bela pequena planta no teu quarto pode funcionar como magia. Além de deixar o quarto lindo, o jasmim cria uma vibração positiva e pode melhorar o teu humor.

  1. Lavanda

remedios-caseros-para-las-garrapatas-con-lavanda-trucos-de-hogar.jpg

Quando se trata de induzir um sono reparador e reduzir os níveis de ansiedade, a lavanda é a melhor planta que podes optar. De acordo com um estudo, a lavanda foi descoberta para promover o sono saudável.

Todos nós amamos a essência natural da lavanda, mas sabias que há muito mais para além disso? A lavanda é conhecida por abrandar a frequência cardíaca e diminuir a pressão arterial. As propriedades calmantes da lavanda podem manter a ansiedade a uma distância segura.

  1. Aloe Vera

allvera.jpg

Todos nós já ouvimos falar das propriedades de excelência da Aloe Vera. Mas sabias que também te pode ajudar a dormir tranquilamente? Manter uma planta de aloe vera no teu quarto oferece muitos benefícios para a saúde.

Ele liberta oxigénio durante a noite, permitindo-te dormir melhor.

Além de ser uma das plantas mais fáceis de crescer e manter, também cria uma aura pacífica no ambiente. Limpa o ar ao seu redor, ajudando-te a respirar melhor, o que leva a que tenhas (finalmente!) uma boa noite de sono.

  1. Valeriana

1200px-Valeriana_officinalis_002.jpg

Esta planta perfeitamente perfumada é popularmente usada como um perfume. A valeriana é uma planta florida perene que floresce nos verões com flores brancas ou rosadas. O doce perfume de flores de valeriana pode fazer-te adormecer mais rapidamente.

Ao limpar o ar ao seu redor, garante uma melhor qualidade de sono. Antigos filósofos e médicos prescreviam valeriana para aqueles que sofriam de insónias, pois permite um bom descanso.

  1. Hera Inglesa

4546pnacza.jpg

Outra planta que é popularmente conhecida por purificar o ar à sua volta é a hera inglesa. De acordo com um estudo, a hera inglesa limpa quase toda a matéria fecal no ar.

Além de absorver fumos nocivos, também sustenta os níveis de oxigénio na sala, o que promove um melhor sono. Também ajuda a filtrar as toxinas domésticas comuns. Esses fatores fazem dela uma boa planta para manter no quarto.

A parte boa é que manter estas plantas no quarto não é tão difícil quanto parece. Elas exigem manutenção simples e, com certas precauções, podem ser facilmente adequadas para a tua casa.

Uma variedade de plantas pode purificar o ar, mantendo os níveis de oxigénio, o que é obrigatório para a tão desejada boa noite de sono.

Elas filtram o ar, arejam a tua casa e também aumentam a estética do teu quarto. Além de serem decorativas, essas plantas em casa também podem ser altamente benéficas quando se trata da tua saúde.

Se sempre quiseste um padrão de sono saudável, tenta manter qualquer uma dessas plantas no teu quarto e diz adeus às noites mal dormidas. 😉

Gostaste desse artigo?