Dharma5 Blog

5 Passos para uma Mente e Vida Positiva

É frequente a nossa comunidade de seguidores e alunos, expressarem a sua insatisfação com a sua vida. Seja a nível profissional, relacional ou financeiro.

Quando questionamos mais a fundo, na maioria das vezes percebemos que a razão numero 1 porque não vivem a sua vida extraordinária – é a sua mente! São os seus pensamentos e crenças negativas que os sabotam e os fazem ficar presos na espiral de negatividade.

Como diz o nosso trainer Pedro Vieira, o pensamento é o início de um processo, onde pensamentos geram sentimentos, que geram acções, e consequentemente resultados. Assim sendo, ter uma mente positiva é o ponto de partida para uma vida positiva

Vários estudos comprovam a importância de uma mente positiva na gestão do stress e na produção de neurotransmissores como a serotonia e a dopamina – responsáveis pelo bem-estar e bom humor.

Mas antes de avançarmos quero esclarecer que pensamento positivo não se trata de enfiar a cabeça na areia e fingir que tudo é maravilhoso quando não é essa a nossa realidade. Isso seria o que é conhecido por “bypass espiritual”.

O pensamento positivo a que me refiro trata-se de liberdade e escolha. Da maneira como tu escolhes dirigir o curso dos meus pensamentos. Trata-se de aprenderes a ser mestre da tua mente e não o contrário.

Os benefícios de uma mente saudável e positiva

Nos últimos anos, diversos estudos têm mostrado os diversos benefícios do pensamento positivo, há inclusive escolas de psicologia que se dedicam exclusivamente ao seu estudo e ensino. Tais estudos sugerem que as pessoas optimistas e com pensamento positivo são em geral mais saudáveis não só psicologicamente, mas também fisiologicamente.

Alguns dos benefícios do pensamentos positivo são:

  • Maior capacidade de gestão do stress
  • Menor risco de doença cardiovascular
  • Sistema Imunitário mais forte
  • Baixa taxa de depressão
  • Melhor relação interpessoal
  • Melhor auto-estima
  • Mais confiança
  • Melhores resultados

Talvez nada disto seja novidade para ti, e neste momento te estejas a perguntar…“como é possível ter uma mente positiva e tranquila, quando todos os dias tenho de lidar com situações que me causam stress, e me deixam preocupada e insegura?”… Situações essas que te arrastam para a espiral de pensamentos negativos e que ao final do dia te tiram o sono, roubam-te a energia e a paciência.

Como te disse anteriormente, não se trata de fingir que está tudo bem quando essa não é a tua “realidade”, mas sim ter consciência do teu discurso interno, e aprender a geri-lo. Observar o conteúdo dos teus pensamentos e decidir qual rumo lhes queres dar. Tornar o pensamento negativo em positivo!

De seguida vou revelar-te os 5 passos do processo de transformar o ciclo de pensamentos negativos em positivos proposto pelo nosso trainer e master de PNL Pedro Vieira, e que tem ajudado centenas de pessoas a transformar as suas vidas.

1 – Observa os teus pensamentos

O primeiro passo para uma mente saudável é começares a observar os teus pensamentos. Em média uma pessoa tem entre 12.000 a 60.000 pensamentos, mas a maioria das pessoas não tem consciência dos seus pensamentos.

Pergunta-te com frequência, “em que estou a pensar?” e sempre que conseguires anota os teus pensamentos.

2 – Reconhece a qualidade dos teus pensamentos

O segundo passo é começar a ter consciência da qualidade desses pensamentos e de que maneira afectam cada uma das áreas da tua vida. Sabias que em média 80% dos pensamentos que a maioria das pessoas pensa são negativos??

Agora pergunta-te, “O que penso sobre mim mesma e cada uma das áreas da minha vida?”. Anota e observa como te sentes em cada uma das áreas e quais os resultados. É bem possível que nas áreas em que tens pensamentos negativos, os resultados sejam negativos, enquanto que nas áreas sobre as quais tens pensamentos positivos, tenhas resultados positivos.

Reconheceres estes impactos é fundamental para perceberes se os pensamentos são “positivos” ou “negativos”, ou seja, se possibilitam ou limitam, se te fazem sentir bem ou sentir mal!

3 – Interrompe os ciclos negativos

É frequente as pessoas pensarem que uma pessoa de sucesso, tranquila e positiva, não tem pensamentos negativos. Mas isso não podia estar mais longe da verdade. Esses pensamentos existem, o que essas pessoas fazem, é quebrar rapidamente a espiral de pensamentos negativos e escolhem não alimentar esse ciclo. Situações de stress e preocupação vão existir, a maneira como lidas com elas é que faz toda a diferença.

4 – Transforma os ciclos negativos em positivos

Pessoas de sucesso sabem que pensamentos geram sentimentos, que geram acções. Por isso quando observam que estão a entrar numa espiral de negatividade, elas utilizam mecanismos que as ajudam a transformar os seus pensamentos negativos em positivos. Aprendem a utilizar a mesma energia que cria pensamentos negativos para criar ciclos de pensamentos positivos.

5 – Aumenta a velocidade dos teus ciclos de pensamento positivo

Uma pessoa com mente saudável, sabe que ser mestre da sua mente trata-se gerir as tuas vozes internas e escolher que tipo de pensamentos escolhe alimentar. Com a prática e educação da tua mente, os ciclos de pensamento positivo tornam-se cada vez mais abundantes e automáticos.

“Practice make it perfect!”

Masterclass GRATUITA – Como Parar Pensamentos Negativos, Procrastinação e Vencer a Batalha Mental

com Pedro Vieira

22 Outubro – 22:00